Olá pessoal!
Voltando a postar sobre tecnologia...
Atualmente,
os recursos midiáticos são a principal fonte de leitura da
população. A escola tem o papel de refletir sobre o uso dessas
tecnologias, possibilitando ao educando compreender o texto lido
associando os recursos audiovisuais presentes.
As
ferramentas tecnológicas são metodologias pedagógicas que devem
estar presentes no cotidiano escolar. Afinal, o aluno aprende aquilo
que está presente em seu cotidiano. O professor pode-se utilizar dos
recursos midiáticos para estimular a criatividade de seus alunos.
Procurar o assunto que tem interesse e redigir um texto, “linkando”
um vídeo e deixando o seu comentário para que possa interagir com
outras pessoas.
A
tecnologia é dinâmica e o ensino deve acompanhar o ritmo e as
ideias, estimulando a auto-crítica e o desenvolvimento de diversas
habilidades.
O autor
cita o despreparo dos docentes em relação ao uso das mídias na
educação nos aspectos categoria, agência e audiência (acredito
que este fato seja ocasionado pelo desconhecimento e por muitos
profissionais estarem se apropriando dos recursos midiáticos há
pouco tempo). Todavia, as questões em relação a tecnologia,
representação e linguagem foram melhores trabalhados, pois os
educadores possuem melhor conhecimento.
Estou
trabalhando na educação infantil. Semana passada, abordei as
questões indígenas e resolvi utilizar um videoclipe e fazer algumas
intervenções com meus educandos usando a lousa digital. Comentamos
vários aspectos, principalmente muitas crianças tinham
pré-conceitos sobre o índio que foram desmitificados por meio de
várias rodas de conversa e leituras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário