1. TEMA:
Educação ambiental no manguezal
2. TÍTULO:
Vivenciando o manguezal na educação infantil
3. JUSTIFICATIVA:
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, que aborda as diretrizes para a educação de crianças de 0 a 5 anos, deve ser desenvolvido os eixos de: matemática, música, artes visuais, identidade e autonomia, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita e movimento, a fim de contemplar a formação e o desenvolvimento integral do educando nos seus aspectos cognitivos, culturais, sociais, éticos e estéticos, tornando-se um cidadão crítico e participativo na sociedade.
Portanto, desenvolver a Educação Ambiental na Educação Infantil é importante para que possam aprender em situações orientadas, a terem atitudes saudáveis e harmônicas interagindo com o meio e respeitando a diversidade e a individualidade de cada um.
A diversidade cultural e a pluralidade de idéias, faz parte de uma educação que visa a transformação social, pois no trabalho em grupo a criança socializa o que aprende e interage com a mediação do educador (que também aprende), a fim de criar hipóteses, fazendo assim, uma análise do mundo em que está inserido.
Da mesma forma, é trabalhada também, a identidade e a autonomia da criança em se expressar e manter relações com a natureza, explorando-a e conhecendo-a, a fim de preservá-la e participar de modo a minimizar os seus impactos antrópicos.
É por meio da brincadeira que a criança aprende as normas, regras e valores que irão permear toda a sua vida. Assim, a Educação Ambiental contempla diversos eixos da Educação Infantil proporcionando a mudança de comportamentos, bem como, a necessidade de fazermos a nossa parte.
Além disso, a identidade da criança precisa ser ressaltada, valorizando sua cultura, auto-estima, autonomia, criatividade, oralidade por meio de uma aprendizagem significativa, utilizando instrumentos práxicos, que viabilizem a sua leitura de mundo.
Assim, para a educação ser efetiva, é essencial partir dos conhecimentos prévios das crianças e uma prática pedagógica transformadora, a fim de que o conhecimento não seja apenas científico, mas sim, de uso diário para a sua vida.
A resolução de problemas é um aspecto muito interessante que pode ser trabalhado investigando a realidade da qual o aluno está localizado, num processo gradativo de práticas socioambientais, que estimule o seu conhecimento de mundo interagindo com a natureza e a sociedade, provocando assim, mudanças de atitudes, bem como, estimulando outros agentes a adotarem novas posturas.
4. DURAÇÃO:
1 semestre
5. OBJETIVOS:
Objetivo Geral:
• Desenvolver valores e atitudes por meio da educação ambiental, a fim de construir um vínculo afetivo e contribuir para o exercício da cidadania do educando.
Objetivos Específicos:
• Nomear as partes do mangue;
• Construir noções de grosso/fino, maior/menor, claro/escuro;
• Observar que o homem transforma o meio;
• Respeitar e valorizar o meio em que vive;
• Estimular a autonomia e a identidade do educando;
• Desenvolver a socialização das crianças;
• Vivenciar a importância do manguezal como berçário de vida;
• Desenvolver atitudes harmoniosas com a natureza;
• Proporcionar um ambiente de pesquisa e vivência de valores, desenvolvendo as capacidades de observar, explicar, reconhecer, comparar, representar e respeitar;
• Educar a criança a ser um agente multiplicador do conhecimento.
6. PÚBLICO-ALVO:
Alunos da educação infantil
7. AÇÕES:
• Roda da conversa sobre o manguezal;
• Estudo do meio: manguezal;
• Registro fotográfico do local visitado;
• Confecção de cartazes;
• Roda da conversa sobre a vegetação do manguezal;
• Visitação ao manguezal;
• Desenho da vegetação;
• Roda da conversa sobre a fauna do manguezal;
• Visitação ao manguezal;
• Desenho dos animais vistos no local;
• Visitação ao manguezal;
• Coleta do solo;
• Exploração do solo realizado pelos educandos utilizando os sentidos (tato, olfato e visão);
• Roda da conversa com o pescador da comunidade;
• Oficina utilizando argila, retratando o caranguejo;
• Ensaios e confecção do material para a dramatização;
• Dramatização de atividades ligadas ao manguezal para a escola.
8. CRONOGRAMA:
9. RECURSOS:
HUMANOS:
• Professoras
• Alunos
• Pescador da comunidade.
MATERIAIS:
• Câmera digital
• Giz de cera
• Papel pardo
• Folhas de sulfite
• Jornal
• Pá
• Solo de manguezal
• Pote para armazenar o solo recolhido
• Argila
• Maquiagem
• Tinta
10. BIBLIOGRAFIA:
Apostila do curso de Meio Ambiente: Praticando Educação Ambiental. Rio de Janeiro: Fundação CEDERJ/CECIERJ, 2008, p. 1-13.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providencias. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
Conceitos para Fazer Educação Ambiental. Texto Extraído do documento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo < http: //www. bio2000. hpg.ig.com.br/ educação _ ambiental.htm> Acesso em 31 out. 2004.
PEREIRA, Jaqueline Schwartz. Educação Ambiental na Educação Infantil - um Compromisso Social < www6.ufrgs.br/seeragroecologia/ojs/include/getdoc.php?id=2446&article=682&mode=pdf> Acessado em 25 nov.2008.
OLIVE, Mitizy Maria. Guia de Educação Ambiental para Pais e Professores. (Coleção de Mãos Dadas com a Natureza). Rio de Janeiro: Salamandra, 1991. 35p.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde / Secretaria de Educação Fundamental. 2a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 128p.
SATO, Michèle. Educação ambiental. São Carlos: Rima, 2004.
SIQUEIRA, Maria Elisa S. Amaral; STORI, Fernanda Terra. Educação Ambiental: Participação Social e Inserção do Espaço Geográfico. In: PINHEIRO, M. A. A. ; OLIVEIRA, A. J. F. C. ; FONTES, R. F. C. (org). Introdução ao Panorama Ambiental da Baixada Santista. 1 ed. São Vicente: UNESP - Campus do Litoral Paulista, 2008, v. 1, p. 83-94.
VIRGA, Rossana H. P. O município de Cubatão e seus manguezais. São Paulo.
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