PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
• 1945: expressão estudos ambientais;
• 1965, surge o termo EA : “deveria ser parte essencial da educação de todos os cidadãos”;
• O Código Florestal brasileiro estabelece a semana florestal;
• 1970: Conferência de Estocolmo educar o cidadão para os problemas ambientais;
• 1975, ocorre em Belgrado a Oficina Internacional de Educação Ambiental a educação ambiental deve ser continuada, multidisciplinar, integrada às diferenças regionais e voltada para os interesses nacionais”
• a Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental de Tbilisi (Geórgia), sendo um marco na educação ambiental que estabeleceu finalidades e princípios; estratégias: treinamento de pessoal, material educacional, novos métodos e disseminação de informações
• 1979, “o departamento do Ensino Médio/MEC e a CETESB publicam o documento ‘Ecologia - Uma proposta para o Ensino de 1º e 2º graus’” .
• A Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81) inclui a EA em todos os níveis de ensino;
• CF 1988, determina a promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino.
• Na RIO 92, foi estabelecido o compromisso da Agenda 21 elaborada com o objetivo garantir o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida no século XXI;
• A Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795) é promulgada em 1999 e neste mesmo ano o MEC propõe o Programa PCNs em Ação atendendo às solicitações dos Estados ;
• A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal”, não devendo ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino;
• Formação profissional.
O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
Um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as interrelações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida.
A educação ambiental é definida como um processo por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
ALGUMAS METODOLOGIAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
• Resolução de problemas, de forma aberta, democrática e dialógica;
• Atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora da sala de aula, produção de materiais locais, projetos criativos e interdisciplinares;
• Processo de aclimatização;
• Histórias de vida;
• Pesquisa-ação;
• A educação ambiental deve estimular a percepção através dos cinco sentidos do corpo humano;
• Envolvimento afetivo, lúdico, de todos aqueles que a ela se dedicam;
• Não há uma técnica em especial, mas a coerência e a boa seleção de materiais didáticos são importantes.
• Não há uma técnica em especial, mas a coerência e a boa seleção de materiais didáticos são importantes.
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