Olá! Faz tempo que não posto aqui...
Bem estou trabalhando com um novo projeto de educação ambiental.
Mas vou dar uma pausa para incrementar esse estudo introduzindo dados sobre o hipertexto como instrumento de mediação da aprendizagem.
Sabemos que o computador mudou nossa forma de ler, construir e produzir textos, mas até que ponto as tecnologias podem interferir nas práticas de escrita?
O hipertexto é um bom exemplo de como os textos produzidos podem ser dinâmicos, mas exigem outras habilidades e competências tanto do leitor como do escritor.
A escola sempre trabalhou como uma produção textual baseada numa sequência e linearidade, não permitindo assim, certos tipos de intervenções que estão presentes num hipertexto. Afinal, podemos “linkar” uma teia de ideias num simples texto.
Cada indivíduo decidirá que caminho irá percorrer, e até mesmo, poderá criar novos personagens e se comunicar com o autor da história num diálogo enriquecedor. Além disso, o mais fascinante são as representações visuais e mentais que a pessoa deverá utilizar para desenvolver essas informações transformando-as em conhecimento.
Assim, o leitor não será mas um ente passivo, pois terá a liberdade de conduzir o seu texto da maneira que desejar, e até mesmo, ilustrá-lo de forma particular.
Aproveitando que estou falando de hipertexto, trabalhei hoje com meus educandos um vídeo da Turma da Mônica que aborda várias questões ambientais. Foi um sucesso com a garotada!
PARABÉNS! SEUS PROJETOS VOLTADOS A PRESERVAÇÃO DO MEIOS AMBIENTE SÃO INTERESSANTES E MOTIVADORES,FAZENDO COM QUE MAIS PESSOAS VOLTE SEU OLHAR PARA A NATUREZA E O QUANTO ELA É IMPORTANTE PARA A HUMANIDADE. VOCÊ É UMA EDUCADORA NOTA DEZ!!
ResponderExcluir